Fazendo parte de um projeto para disciplina de português do Colégio Sao Carlos esse blog tem como objetivo a postagem de textos e trabalhos, além de divulgar o que é feito em sala de aula.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lendo e aprendendo


(8 - "De que forma os pais poderiam de fato contribuir para fazer da leitura um hábito que começasse em casa.")


            Vivemos no país do futebol, do carnaval e das praias. A ultima coisa que vem à mente quando falamos de Brasil são os livros, instrumentos de crescimento e aprendizagem, que  desenvolvem diversas habilidades nos leitores, como aprimoramento de senso critico e na escrita, desenvolvimento neurológico enfim, incontáveis benefícios. Estes são simplesmente ignorados e trocados por um vide-game, que custa uma fortuna, mas está na moda.
Sofrendo influências televisivas que criam pessoas fáceis de manipular e sem senso crítico, muitas criancas acreditam que ler é uma coisa antiga, dispensável, chata, entre outras perspectivas negativas em relação à leitura, e como o dever dos pais é mostrar o caminho certo, mostrando que mesmo na atualidade, com toda a tecnologia e informação,  a leitura tem suma importancia para vida.
Comprar livros e cultivar o hábito de ler deve ser a primeira atitude dos pais desde os primeiros anos de vida da criança, e existem outras formas como por exemplo mostrar que ler é importante, e por que não ler junto com os filhos? Muitas crianças não conhecem a magia dos livros que se for mostrada da maneira correta vai criar um grande leitor.
No Brasil a TV ensina a ser consumista, a se preocupar com coisas supérfluas, não podemos deixar que o futuro do país, as criancas, sejam criadas com esses valores. Ler nao é castigo e os pais não devem se sentir culpados por fazer seus filhos lerem. Com certeza no futuro, eles serão muito gratos pois lendo só temos a ganhar, os livros nos ensinam e não pedem nada em troca. Os pais devem ensinar o certo, começando pelos hábitos certos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário