Fazendo parte de um projeto para disciplina de português do Colégio Sao Carlos esse blog tem como objetivo a postagem de textos e trabalhos, além de divulgar o que é feito em sala de aula.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Os Bons São a Minoria


(10 - "O rock pode salvar o mundo?")

Atualmente tudo é movido em torno do dinheiro, do poder, e do estatus. Por que seria diferente com as causas sociais? Grandes redes televisivas com legiões de artistas pedindo seu dinheiro, artistas multi-milhonários que pouca diferença vai fazer alguns dólares a menos em suas contas se for por um marketing positivo.
O dinheiro, o poder e o status são o que movem tudo, uma coisa leva a outra e assim o mundo gira. Com as causas sociais e ambientais não é diferente. O dinheiro doado leva a um marketing positivo e as pessoas não tem real apreço pela causa, e sim pelos benefícios que isso traz, ou seja, uma imagem  positiva, de “bom moço”, ou até mesma de boa rede televisiva.
Que as emissoras utilizam de sua influência para arrecadar milhões em doações todos sabemos. Mas não é apenas por caridade e sim porque as doações serão abatidas no imposto de renda. Seria difícil esse tipo de coisa acontece se não houvesse esse incentivo.
Com certeza toda essa busca por marketing positivo traz muito benefício às causas sociais, mas isso infelizmente é feito por interesse. Talvez existam aqueles que não buscam nada mais que ajudar os outros, mas com certeza são a minoria.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Julgando um Livro pela Capa


(9 - Simulado.)

Uma sociedade que descrimina tudo, na qual o importante não é ser honesto ou ético, e sim ter dinheiro, poder e um status social, com certeza leva-se em consideração a família de onde alguém veio para abrir ou fechar portas e dar oportunidades, bloqueando grandes potenciais.
Por mais revoltante que seja nossa realidade, infelizmente é muito difícil ser mudada.Por diversas vezes veem-se crianças que merecem uma oportunidade, que têm um potencial enorme, sendo excluídas por causa do preconceito.Isso torna tudo mais difícil para elas que são condenadas, apenas porque não nasceram nessa ou naquela família.
            Deveríamos deixar o preconceito de lado e abrir os olhos para notar e reconhecer os grandes talentos que nasceram, De repente na família errada e não tiveram sorte de ser um Ronaldinho. Aliás,ser o “Ronaldinho”, na maioria das vezes é que incentiva às crianças que nasceram em uma família mais pobre, ou menos estruturada, a lutar.
            Com certeza essa manjada história relacionada à família tirou a oportunidade de muitos, e influencia muito no futuro de uma criança. A família para a sociedade, é como se fosse a capa e a sinopse de um livro: se for ruim, muitos não se dão ao trabalho de ler.

Stop Motion

6 - Colocação Pronominal (Vídeo - Língua Portuguesa e Artes).


Roteiro Stop Motion

Cena 1
Breve luta entre dois exércitos inimigos seguida de uma retirada do último sobrevivente. Ele corre e grita:
- Me pegue se for capaz!

Cena 2
            Surge o professor que corrige a fala dita pelo cavaleiro:
- A frase dita pelo nosso amigo está errada, a maneira correta é: “Pegue-me se for capaz”, pois não se inicia frase com pronome oblíquo átono.

Cena 3
            A câmera volta ao nosso cavaleiro fugitivo que é pego em uma emboscada, porém salvo por seus aliados. Nesse momento ele percebe que precisa lutar e diz:
- Me vingarei pela minha infantaria!

Cena 4
Surge novamente o professor e corrige a fala dita pelo cavaleiro:
- Essa frase está incorreta pois o verbo principal se encontra no futuro do presente, tempo verbal que só aceita mesóclise. A maneira correta de falar seria: “Vingar-me-ei pela minha infantaria”.

Cena 5
            O cavaleiro então recorre a seu último recurso. Faz uma visita a um mercenário e pede a sua ajuda dizendo:
            - Ouvi dizer que possui habilidades excepcionais para batalhar.
            - Isso tudo depende, para contratar-me terá de oferecer uma boa quantia.
            - E esta quantia, é o suficiente?
            - Certamente é suficiente.

Cena 6
            Pela última vez surge o professor e corrige mais uma fala, desta vez a do mercenário:
            - Ui! Essa doeu na alma, “para contratar-me” está erradísimo ,pois preposição seguida de verbo no infinitivo só aceita próclise. O certo seria: “para me contratar”.

Cena 7
            O cavaleiro, acompanhado pelo mercenário, se prepara para batalha final. Porém, todos morrem, restando apenas o líder inimigo e o pobre cavaleiro que se encontra deitado na grama, sem capacete, prestes a receber um golpe fatal.

Cena 8
            Um pedreiro acorda de sua fantasia sobre batalha de cavaleiros.

Lendo e aprendendo


(8 - "De que forma os pais poderiam de fato contribuir para fazer da leitura um hábito que começasse em casa.")


            Vivemos no país do futebol, do carnaval e das praias. A ultima coisa que vem à mente quando falamos de Brasil são os livros, instrumentos de crescimento e aprendizagem, que  desenvolvem diversas habilidades nos leitores, como aprimoramento de senso critico e na escrita, desenvolvimento neurológico enfim, incontáveis benefícios. Estes são simplesmente ignorados e trocados por um vide-game, que custa uma fortuna, mas está na moda.
Sofrendo influências televisivas que criam pessoas fáceis de manipular e sem senso crítico, muitas criancas acreditam que ler é uma coisa antiga, dispensável, chata, entre outras perspectivas negativas em relação à leitura, e como o dever dos pais é mostrar o caminho certo, mostrando que mesmo na atualidade, com toda a tecnologia e informação,  a leitura tem suma importancia para vida.
Comprar livros e cultivar o hábito de ler deve ser a primeira atitude dos pais desde os primeiros anos de vida da criança, e existem outras formas como por exemplo mostrar que ler é importante, e por que não ler junto com os filhos? Muitas crianças não conhecem a magia dos livros que se for mostrada da maneira correta vai criar um grande leitor.
No Brasil a TV ensina a ser consumista, a se preocupar com coisas supérfluas, não podemos deixar que o futuro do país, as criancas, sejam criadas com esses valores. Ler nao é castigo e os pais não devem se sentir culpados por fazer seus filhos lerem. Com certeza no futuro, eles serão muito gratos pois lendo só temos a ganhar, os livros nos ensinam e não pedem nada em troca. Os pais devem ensinar o certo, começando pelos hábitos certos.

Valores Criados pela Midia


(4 - A distorção de valores na sociedade contemporânea.)

O mundo está mudando muito rápido. E com isso os valores também. Coisas assustadoras acontecem, e por falta de senso crítico ou por comodidade nada acontece aos que não cumprem a lei, ou àqueles que roubam dinheiro publico, a midia nos influenciando o trocar nossos valores, vivemos em um mundo perigoso em todos os sentidos
A mídia tem o poder de no manipular usando a proramacao. Não há dúvida de que um dos maiores fatores para a degeneração seja a televisão. Ela ganha o controle das mentes, mudando o modo de pensar de muitos. A partir do momento em que estamos sentados em sua frente para ver as propagandas e roportagens cuidadosamente produzidas para atrair e sugerir, mudando o jeito que gastamos o nosso dinheiro, que pensamos, que criticamos, mudando tudo a nossa volta.
Estamos sendo criados de forma que o anormal se torna normal e o errado está
se tornando comum. O culpado de tudo isso é o povo que acredita em tudo que está na TV. Oo que passa na globo logo vira verdade absoluta, com possas defendendo aquilo que nao sabem, mas que viram na TV.
O mundo está aderindo valores criados pelos poderosos, não mais os valores que deveriam ser cultivados pela família, é mais comodo aos pais deixar que o filho assita TV do que ensinar ele a apreciar um bom livro. Por isso estamos como estamos, e só  vamos ser diferentes quando todas as pessoas notarem isso.

Simplesmente Mundo


 
(3 - Simples e simplesmente fantástico.)

O nosso agitado dia-a-dia, nos faz perder coisas que muito vamos lamentar no futuro, apenas aqueles que nao tem mais como aproveitar o presente, pois estao doentes por exemplo, sao quem realmente valorizam isso por nao terem mais, a vida e assim, valorizamos aquilo que nao temos.
Todos os dias temos a opotunidade de deslumbrar a nossa vida, e mais do que isso podemos tornar um simples almoco, em uma reuniao de familia, uma simples tarde em um tarde com oa amigos, tudo depende da nossa iniciativa, indendemte daquilo que os outros vao pensar, devemos tornar a nossa vida em algo extraordinario.
Essa e a essencia da vida tornar o simples em algo fantastico, as pessoas de sucesso fazem dessa maneira, tornam o que e simples em algo que desejamos, como se nossa vida dependesse daquilo. Mas nao so na area comercial devemos olhar de forma que as coisas mudem de forma positava a seu favo.
A vida e um show, e os astros devem ser nos, desfrute da sua.

Vontade de Amor


(2 - O amor e os relacionamentos amorosos em pleno século XXI.)

Todos temos vontades de tudo, desde um bem material até algo emocional. Por esse motivo, estamos sempre em busca de cumprir, suprir essas vontades e objetivos. Não acordamos todas as manhãs, ou tardes com um objetivo claro, a não ser o normal do cotidiano, à procura de algo, talvez, à procura de alguém. Ocerto é que todos, uma hora ou outra, vamos acordar e fazer algo, mesmo que esse algo seja nada.
            Para suprir essas vontades, nossos objetivos se tornam isso, mas por quê? A vida não se resume apenas a isso, ou pelo menos não deveria. A vida se resume a algo?  talvez se resuma algo muito maior que meras vontades e casualidades cotidianas.
            Cada dia em que acordamos gostaríamos que todas as vontades fossem supridas de uma hora pra outra, em questão de momentos. Mas isso não acontece, pelo menos não com a maioria, afinal todos deveríamos procurar por algo, mas não sabemos bem o que é esse algo.
            Tudo que foi abordado nos parágrafos anteriores se dão respeito a algo que buscamos, e  na vida essa busca muitas vezes se resume ao amor. Mas por que o amor?  O amor preenche, completa todos, mas existem pessoas casadas que ainda o buscam, por que? Talvez o amor acabou, ou ainda não e o verdadeiro amor. Finalmente o amor se resume ao suprimento de vontades e é isso que buscamos.

Cultura de Comida



(1 - Memórias do paladar.)

Quando falamos em comida, logo o que vem à mente são boas lembrancas, relacionadas a tudo, principalmente à familia, aos amigos, e às pessoas que estiveram conosco nos momentos felizes de união e afeto, a comida proporciona a união por se alimentar ser tão prazerosos, torna os momentos prazeroso.
Nunca podemos falar de comida, principalmente na região do RS em que vivemos, sem lembrar de fartura ou das comidas típicas, que sempre rendem boas discussões e lembrancas que dão água na boca, com uma culinária tão rica  farta a comida e um dos principais motivos de se reunir.
Nem todos temos lembranças dos avós, ou de familiares, mas com certeza lembranças por mais que sejam de desconhecidos que fizeram uma ótima comida todos temos. Falar sobre comer polenta, galeto, massa, aquele churrasco, e todos os pratos típicos, sempre nos dá orgulho  de ser quem somos e nos lembra quem somos.
Passamos boa parte da nossa vida comendo e, com certeza, lembranças não faltam, e por mais distantes que estejamos da nosso terra e uma coisa que sempre vamos levar junto. E dessa terra maravilhosa, Caxias do Sul, que escrevo com o orgulho de ter uma cultura tão rica em todos os aspectos.